domingo, 28 de junho de 2009

CAPITULO I: S.PEDRO: APRESENTAÇÃO DO HERÓI: IGOR DA SILVA


Acordar, ainda na memória estava fresco o caso, levanto-me sonolento e dirigi-mo para o lavatório, talvez a água me acorde totalmente. Água, dentífrico e estou pronto para ver as bandas que irão actuar na vila, pois é feriado.
Hoje é dia de celebrar o S. Pedro que era um apóstolo e o principal entre pares! fui investigar na net e tive as seguintes informações:

São Pedro
Pedro ( Século I a.C., Betsaida,Galiléia — cerca de 67d.C., Roma) foi um dos dozeapóstolos de Jesus Cristo, como está escrito noNovo Testamento e, mais especificamente, nos quatroEvangelhos. São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso, considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica.
Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido e Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João.
Segundo o relato no Evangelho de São Lucas, Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com São Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barca que foi afastada um pouco da margem.
No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornará "pescador de homens".
Nos Evangelhos o nome de Pedro sempre encabeça a lista dos discípulos de Jesus, o que na interpretação da Igreja Católica Romana deixa transparecer um lugar de primazia sobre o Colégio Apostólico. Não se descarta que Pedro, assim como seu irmãoAndré, antes de seguir Jesus, tenha sido discípulo de João Batista.
Outro dado interessante era a estreita amizade entre Pedro e João Evangelista, fato atestado em todos os evangelhos, como por exemplo, na Última Ceia, quando pergunta ao Mestre, através do Discípulo Amado, quem o haveria de trair ou quando ambos encontram o sepulcro de Cristo vazio no Domingo de Páscoa. Fato é que tal amizade perdurou até mesmo após a Ascensão de Jesus, como podemos constatar na cena da cura de um paralítico posto nas portas do Templo de Jerusalém.
Segundo a tradição defendida pela Igreja Católica Romana, o apóstolo Pedro, depois de ter exercido o episcopado em Antioquia, teria se tornado o primeiro Bispo de Roma. Segundo esta tradição, depois de solto da prisão em Jerusalém, o apóstolo teria viajado até Roma e aí permanecido até ser expulso com os judeus e cristãos peloimperador Cláudio, época em que haveria voltado a Jerusalém para participar da reunião de apóstolos sobre os rituais judeus no chamado Concílio de Jerusalém. A Bíblia atesta que após esta reunião, Pedro ficou em Antioquia (como o seu companheiro de ministério, Paulo, afirma em sua carta aos gálatas. A tradição da Igreja Católica Romana afirma que depois de passar por várias cidades, Pedro haveria sido martirizado em Roma entre 64 e 67 d.C.
É um dos santos populares, mais queridos dos pescadores, a minha terra é piscatória – Espinho -, a Nova Iorque portuguesa, pois tem as ruas por números, a minha fica na 14, acima da linha férrea que está soterrada e foi uma obra que beneficiou Espinho.
A minha mulher, Helena, duma terra vizinha, Granja é a terra dela, ficou em casa a fazer de secretária particular da minha investigação.
Estou, como podem calcular, colocado na Escola de Alfândega da Fé, e todos os fins-de-semana ou vou a Espinho, ou ela vem a Alfândega da Fé.
Coisa duma beleza celestial, cabelos russados, cara esbranquecida, dentes lindos, curvas perfeitas e um andar de embalo.
Carro nem ver, transporte preferido o Comboio. Do Pocinho até Espinho passando pelas vinhas do vinho do Porto e aquele rio Douro, serpenteando.
Eu de cabelo encaracolado feições normais e corpo mais ou menos enchido.
Tanta caracterização e ainda nada adiantei, pois tenho umas perguntas a fazer e recolha de informação é primordial.
Sons enchem a vila, e eu deixo-me distrair e aproveito o dia para apreciar boa música, esta banda de cá está apurada e eu tenho ouvido duro.
Dou por mim em frente do quartel da GNR, aproveito e vou contactar o sargento comandante do posto e meu amigo das noites de dominó no bar dos bombeiros.
2

1 comentário: