segunda-feira, 6 de julho de 2009

ENSINAR E APRENDER A APRENDER

Hereditariedade versus meio, dictomia dificil de separar um do outro ou complementares, tarefa para os eruditos que ainda não chegaram a nenhuma conclusão.
Acho eu que eles já vêm formatados e depois o meio envolvente é que vai ser o factor decisivo.
O Homem veio a este mundo para ser feliz.
Mas este mundo cheio de vicissitudes e antagonismos, desejos e traumas vai moldando o homem e a mulher no bem e no mal e esta sociedade recolhe o que semeia.
Este meio rural com bons princípios e ar puro vai construindo os seus filhos de forma saudável fisicamente e intelectualmente, por vezes afunilando a compreensão do mundo e das coisas, pois o espaço de vivências é muito reduzido e os contactos sociais escassos.
Mas mesmo assim vão crescendo, e os pais vão aconselhando e agora nos dias de hoje quase se tornam uma autoridade ausente, consequência desta sociedade capitalista e liberal.
Trabalhar de sol a sol e a televisão em casa vai educando o pequeno, que vai consumindo tudo e ninguém lhe filtra a informação. Resultado uma catástrofe.
E chegam à escola onde tudo lhes será dado, o conhecimento e o filho um dia será doutor ou alguém.
Sem esforço, estudar custa mas a recompensa é enorme.
Nesta sociedade que é uma "selva" ou aceita e endeusa os seus expoentes máximos e esquece e manda para a fossa aqueles que não produzem.
É esta cega sociedade que temos, e de quem será a culpa? A sociedade é feita de homens, mas homens de sucesso que de afecto e amor pouco sabem!
Dinheiro!Dinheiro! Tudo se reduz a isso, tudo se faz por isso e se necessário calcam-se os mais fracos! Será que não há um lugar ao sol para os utópicos? Esses são os novos loucos. Fracos! Claro que não apenas querem ser felizes. E não pedem nada em troca a não ser que os outros sejam felizes e se faça um contágio.
E estava numa sala, com vinte pequenos ávidos de conhecimento ou de forma distraída falando com os colegas. Uma voz de espanto e meio minuto de silêncio. A matéria decorria de forma fluída e no fim tarefa cumprida! Quem sabe! Só o saberemos a longo prazo.

9

Sem comentários:

Enviar um comentário