sábado, 11 de julho de 2009

QUARTEL SITIADO

Após o fim das aulas naquele dia dirigi-me ao quartel, que estava em estado de sítio, populares que cercavam o quartel exigindo a cabeça do rodinhas.
Sem resposta, abandonariam aos poucos e poucos o local, a febre de massas, acho eu.
Os soldados da GNR faziam uma guarda de honra, protegendo a vida de rodinhas, será que estas pessoas não pensam? O perfil de rodinhas não encaixava no crime, o local estava tão limpinho, e mesmo que fosse o rodinhas o local estaria revirado do avesso, pois o móbil do crime seriam os objectos de valor e o dinheiro- coisas que não despareceram- para o consumo diário.
O Sargento, de vez em quando aparecia à porta para acalmar os ânimos e pedir aos populares que fossem para casa.
Vozes de polícia não chegam ao céu, perante tal irracionalidade, gente pacífica que em momentos destes se transfiguram e os seus instintos mais animalescos e irracionais se mostram.
O suspeito, seria transferido à noite para Moncorvo, para segurança do mesmo.
Moncorvo, vila vizinha, era conhecida por

Torre de Moncorvo 
Isto é Moncorvo e em Alfândega a noite ia surgindo rapidamente e as pessoas iam abandonando o cerco ao quartel. Eu preparava-me para ir jantar ao Trovisco. Que de certeza o tópico de conversas seria a detenção do rodinhas e o comportamento da população e as peripécias do dia.
O meu estomago obrigou os meus passos a tomar a direcção do restaurante de forma acelerada.
10


2 comentários:

  1. ‘Eu ainda menino…’
    Uma casa térrea, a bacia, da água, em alumínio,
    sol esbatendo-se sobre sobrado;
    íngreme ruela, que vai da escola primária
    ao quintal do Gouveia, que Deus haja.
    A vida deu comigo até Lousa, aldeia num planalto;
    donde as iluminações: Uma queda dum cavalo:
    Por sorte abraçou-nos terra verde, ali escassíssima.
    Uma foto tirada quase noitinha, eu num pijama de flanela,
    num corredor que vai até à fraga. Também a neve!
    Os passos, sobre ela distanciando-se, eram do meu pai,
    que ia, a mais uma semana, ao serviço, à vila.
    A mãe, as sopas, cebola, nabiça, alho, ou milho, amargurando ceias.
    Bombos, e pandeiretas, gaiteiros, dia fabuloso, cabeçudos, gigantones,
    zés-pereiras, pertinho a uma varanda nossa, quiçá num 2º andar.
    Na Senhora da Assunção, em Vilas Boas,
    estoiravam foguetes e lágrimas.
    Na noite deslumbrada, da aérea leveza insuflada,
    caía devagarinho a Madona Branca.
    Por San Martino:
    ‘Lo rapazo d’la professora anda a la ’scola, la rapaza nó.’
    O forte brado: Gaitas-de-foles, piruetas festivas, saltimbancos.
    A ciganita a toda a hora pedinchava: ‘Uma codinha, e danço!’
    Os pulos loucos, os paulitos: ‘Mirandum se fui a la guerra.
    Num sei quando benerá.
    Se benerá pula Páscua se pur la Trenidá.’
    Minha primeira comunhão,
    e eu com um ar deprimido a posar a eterno retrato.
    Ribeira, sombras mansas, decadentes chorões.
    Cegonhas a amplo voo.
    Tortuosos caminhos, fontanários, água borbulhante.
    Longas peregrinações, vadiagem, até ao pôr-do-sol, p’las leiras.
    Vozes limpas, ancestrais, cantarolai-me La Çarandilhera.
    Voltarei outra vez a ser menino!
    Por Belém, num azulado beco, à varanda,
    a moinhos em papel do vento velas girando.
    Estúrdia, noite de Santo António.
    Cerra-se compacta negridão sobre a murada cidade.
    Que é dos alunos? E os poetas aluados por onde andam?
    É já antemanhã, prenhe certeza.
    Trindade Coelho, conterrâneo,
    desejavas ainda O Reino… Está aí.

    ResponderEliminar
  2. Alfândega (da Lenda) da Fé:

    Cruel régulo islamita a seu castro
    as noivas cristãs, por lei e uso, reclama.
    Simples fiéis, o Feminino Nome
    lhes aflorando à boca em intérmina oração,
    moços rijos, armam-se a combate
    pra resgatar as apaixonadas.
    Refrega crudelíssima se trava.
    Aos que mortos celeste bálsamo marial mão derrama.
    Revivendo chacina obram sobre árabe milícia.
    Sangue ruim de ver, estrepitosos gritos.
    Albergou desde então a vila gente cristã,
    que a Vera Fé proclama.

    (Sonhadas Palavras)
    (Ângelo Ochôa)

    ResponderEliminar